maio

Criado em 2010, para prestar serviços de testes automotivos para as coligadas das Empresas Randon, o Campo de Provas é um centro de testes por excelência, que passou a ser requisitado por montadoras brasileiras e multinacionais. Renault, Nissan, Volvo, Marcopolo, DAF, International Caminhões, Agrale, Mercedes-Benz, Scania, MAN, BMW e Ford são algumas montadoras que já utilizam seus serviços, agora oferecidos a todas as demais que não contam com estrutura própria para testes.

Além do amplo espaço, também oferece serviços agregados, como estrutura da equipe de engenharia, motoristas de testes, técnico de testes, operadores e análise dos dados coletados em campo com asmelhores e mais avançadas tecnologias, além da opção de busca e entrega do veículo testado junto ao cliente. O Campo de Provas Randon amplia a disponibilidade de seus serviços para as montadoras deautomóveis, motocicletas,ônibus e caminhões de diferentes portes e origens que se instalaram no Brasil nos últimos anos.

O estruturado complexo tecnológico, instalado em Farroupilha, na serra gaúcha, numa área de 87 hectares licenciada pelo IBAMA, conta com 18 pistas a céu aberto, totalizando 15 quilômetros, 4 km dos quais de pista reta e totalmente plana, onde são reproduzidos os mais diferentes tipos de pavimentos e irregularidades, específicas para realização de testes em variadas condições. Tanto quanto garantir mais segurança, qualidade, competitividade e confiabilidade aos produtos desenvolvidos pelas empresas contratantes, o empreendimento assegura, também, total confidencialidade dos projetos testados.

O prédio de 2.200 m², onde é feita a preparação dos veículos, conta com áreas isoladas que oferecem sigilo absoluto. Também abriga um laboratório para testes estruturais com uma base sísmica de 94me atuadores servo hidráulicos com controles do tipo MTS e, ainda, bancadas para testes de vibração de alta performance e tecnologia embarcada dentro de um ambiente diferenciado. Esta estrutura visa atender ensaios mecânicos para indústrias diversas, não apenas a automobilística.

O primeiro campo de provas independente, exclusivo na região Sul para testes com caminhões, ônibus, carros de passeio, motocicletas implementos rodoviários, veículos fora de estrada e autopeças, é também o único da América do Sul projetado para suportar 16 toneladas por eixo na pista. O Campo de Provas Randon testa vagões ferroviários de acordo com o procedimento demandado. Também conta com uma exclusiva Estação Meteorológica para oferecer maior produtividade aos testes.

Dentre os testes técnicos oferecidos estão os de eficiência energética, consumo de combustível e controle de emissões, além de testes de desempenho de veículos elétricos e movidos a hidrogênio, durabilidade acelerada e distância de parada. Uma equipe especializada, formada por engenheiros, técnicos e pilotos de testes, acompanha os trabalhos com o suporte de equipamentos de altatecnologia em laboratório próprio que funciona 24 horas por dia.

Diferenciais competitivos:

• Total confidencialidade das informações;

• Testes padronizados;

• Confiabilidade dos testes;

• Testes com mais segurança;

• Testes em pistas especiais que permitem avaliações reais;

• Testes que atendem a legislação brasileira e internacional;

• Testes acelerados de vida útil;

• Maior rapidez no desenvolvimento e lançamento de produtos;

• Certificado ISO/IEC 17025:2005;

• Licenciado pelo IBAMA;

• Certificado pelo INMETRO;

O empreendimento já obteve vários reconhecimentos, tendo sido credenciado para a realização de ensaios de homologação de sistemas de freio de veículos, conforme Resolução 519/15 do CONTRAN, com Certificado de Reconhecimento na norma NBR ISO/IEC 17025:2005 pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, o que o coloca como o primeiro Campo de Provas do Brasil a possuir tal certificação para este tipo de atividade e que permiteproduzir resultados de alta segurança econfiabilidade.

Em complemento à certificação, também foi reconhecido pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) e Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) para a realização destes ensaios. Por ter se transformado num centro tecnológico por excelência em avaliações laboratoriais e, principalmente, de campo, o espaço é constantemente requisitado pelas montadoras.